#PELAINOTÍCIA: ESPECIALISTA EM VINHO VEM A RIO PRETO


E aí, gente. Tudo belezinha?

Hoje o #BlogDoPelai entra no clima do inverno com uma coisa muito gostosa, vinho. Um dos melhores vinicultores da Europa vista a cidade dos grandes lagos. Vem comigo que vou contar um pouco mais.

Um dos melhores enólogos da Europa, o português Anselmo Mendes chega à cidade na quinta-feira, 23 de junho, para uma degustação promovida pela Enoteca Decanter Rio Preto, seguida de um jantar no restaurante L’Osteria. Mendes é especialista no cultivo de uvas Alvarinho para a produção de vinhos brancos (Traduzindo, o cara manja de vinho – Palavra da Redação).

As pessoas nem imaginam que os vinhos mais cultuados do mundo são brancos, diz Sérgio Musolino, sommelier da Enoteca Decanter Rio Preto, que recentemente ganhou o prêmio de melhor do Brasil na categoria Mercado Intermediário, pelo crescimento percentual dentre as regiões onde atua.

Em 2012, o vinho Anselmo Mendes Alvarinho foi mencionado na 1ª edição do Grande Livro dos Vinhos, lançado pela editora Publifolha, como melhor vinho branco do mundo. Segundo os críticos que descreveram o rótulo, “o uso de cascas na maceração resulta num agradável frutado herbáceo, com notas de melão, tangerina e pera”.

A Linha Muros Antigos de Anselmo Mendes é descrita no livro como vigorosa, de frescor, com caráter vívido e jovial, e por ser fermentada em carvalho francês, apresenta boa intensidade e textura. 

Anselmo Mendes nasceu e vive em Monção, uma vila ao norte de Portugal. Filho mais velho de uma família que vive da agricultura e do vinho há muitas gerações, licenciou-se em Agronomia em 1987 e se especializou em enologia em 1993. Desde então atua como enólogo de sua própria vinícola e presta consultorias mundo afora. 


Evento:

No dia do evento serão degustados rótulos como Loureiro Muros Antigos (safra 2014), Alvarinho Muros de Melgaço (safra 2014), Alvarinho Curtimenta (safra 2011) e Parcela Única Anselmo Mendes (safra 2013). Já o jantar será preparado pelo chef  Tiago Caparroz, com elementos e especiarias como Bisque de lagosta ao Armagnac; Fettucini com cauda de lagosta ao estragão; Fillet de Halibut e beurre blanc de açafrão e Sticky Toffee Pudding para a sobremesa.

Bom pessoal é isso, vale lembrar que o vinho é uma bebida super saudável e combina com esse inverno que tá chegando. 

Grande abraço e follow-me!

@lucaspelai

#TamoJunto

Revisão: Katiuscia Ovidio
Foto: Divulgação

Comentários